quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Concurso Literário "Casos Lembrados Casos Contados",

14/02/2008
Só pra sexagenários
Diário de Cuiabá - Da Redação

[Mato Grosso] Foi lançado ontem, na Secretaria de Estado de Cultura, o segundo Concurso Literário "Casos Lembrados Casos Contados", direcionado às pessoas com idade igual ou acima de sessenta anos. A primeira edição do prêmio aconteceu em 2006 e obteve intensa participação.

O prêmio tem a coordenação da produtora cultural Inês de Oliveira Martins e as inscrições vão até 18 de abril. O projeto é viabilizado graças ao apoio do Fundo Estadual de Fomento à Cultura.

Para o lançamento do concurso, um café da manhã foi servido na Galeria de Artes Visuais da SEC-MT e contou com a participação de jornalistas, escritores e servidores. O secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, prestigiou o evento. "Ações bem pensadas e bem administradas, como essa, comprovam que a SEC atua em todos os segmentos e para todas as faixas etárias", comentou João Carlos.

A professora Aurelina Aide do Carmo recitou o poema "Casa Cuiabana", escrito pela realizadora do projeto. No poema, o eu lírico convida para entrarem e se aconchegarem nessa casa que é de todos.

Segundo a coordenadora, assim como na primeira edição, será lançada uma coletânea, com o titulo "Casos Lembrados Casos Contados", reunindo as melhores histórias. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos participantes o resgate de experiências e transmissão dessas vivências aos mais jovens, além de propor um exercício de memória, garantindo a formação de uma identidade cultural. "Pretendemos incluir pessoas mais experientes no universo da linguagem escrita, estimulando a memória com o exercício da lembrança, da criatividade e da auto-estima", enfatiza Inês.

Primeiro Volume

A primeira coletânea "Casos Contados Casos Lembrados" foi publicada em 2006, com a participação de vinte sete autores, que foram selecionados dentre os 200 inscritos. A edição do livro já está quase esgotada, mas ainda pode ser encontrado em algumas bibliotecas, como na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.

Inês destaca que no volume passado desde pessoas recém-alfabetizadas até membros da Academia Matogrossense de Letras participaram, provando a escolha democrática e imparcial dos relatos. "Assim consideramos como contribuição para o imaginário coletivo as diversas experiências", constata a produtora.

Inscrições

Cada participante poderá enviar até três relatos, postados em pacotes distintos com quatro vias de cada texto, nos termos: À Coordenadora do Segundo Concurso Literário do Estado de Mato Grosso "Casos Lembrados Casos Contados", Inês de Oliveira Martins, no endereço Avenida São Sebastião, 2895, cep 78045-305 Cuiabá-MT.

O conteúdo pode ser de humor, crendices, drama, aventura etc. Os trabalhos que irão compor a segunda coletânea serão selecionados por uma comissão formada por escritores e professores da área de literatura. O concurso é de abrangência estadual e, segundo a organização, o regulamento será enviado a todos os municípios.

A idéia é promover a integração entres as gerações utilizando a literatura como forma de repassar o conhecimento de vida das pessoas mais experientes. "Se uma pessoa tem uma boa história para contar, mas se acha impossibilitada de escrever, recorra a alguém, parente ou não, que não cumpre o critério de idade mínima. Assim estará reavivando casos que realmente interessam para a bagagem cultural mato-grossense", completa Inês.

O regulamento estará disponível, a partir desta quinta-feira (14), no site www.cultura.mt.gov.br . (com assessoria)

Nenhum comentário: